|
DOS
SONHOS AOS NOSSOS DIAS
1
- SONHO DE ÍCARO
Desde tempos imemoriais o homem
sonha em voar. Possuir a capacidade de alçar
vôo e desprender-se do solo , como as aves,
significava a liberdade, o encontro com a vastidão
sem fronteiras e alcançar a transcendência
de suas limitações, em todas as
antigas civilizações .
|
DÉDALO
E ÍCARO
Dédalo era um habilidoso e abastado
escultor ateniense que, devido a intrigas
e a invejas em sua cidade natal , caiu em
desgraça diante do rei , ficou na miséria
e finalmente foi banido. Refugiou-se em Creta
com seu filho Ícaro, onde contava com
a admiração do rei Minos, até
que, condoído com terrível vingança
de Zeus para com a rainha, protegeu o filho
desta, Minotauro, construindo-lhe um palácio,
o Labirinto de Cnossos, o que contrariou o
soberano.
Necessitando fugir de Creta, Dédalo
mandou seu filho recolher todas as penas
de aves que pudesse e com elas, colando-as
uma a uma sobre uma base, construiu dois
pares de asas. Na data do vôo recomendou
a Ícaro que não voasse muito
alto. Mas este, no arroubo da juventude
e no entusiasmo do magnífico feito,
esqueceu-se da recomendação
e os raios solares derreteram a cola e as
penas caíram uma a uma, fazendo-o
precipitar-se no Mar Egeu.
Dédalo conseguiu
chegar ao seu destino e viveu muito tempo
, sempre com a imensa dor da perda do seu
amado filho, cujo corpo foi depois encontrado
em uma ilha, que atualmente leva seu nome
- Ícara.
Ícaro foi consagrado como um símbolo
dos que se glorificam para morrer pela conquista
do espaço.
|
2
- PRECURSORES
|
DE
1060 A 1897
|
1060 |
O monge beneditino inglês Oliver
tenta voar com as asas de tecido e salta
de um mosteiro. Quebra braços
e pernas na tentativa. |
Século
XV |
Leonardo
da Vinci desenha o “parafuso aéreo”,
um projeto tecnicamente inviável,
mas de inspiração ousada. |
1709
|
O
padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão
eleva a 4 metros de altura um pequeno
balão de papel inflado com ar
quente. O feito foi presenciado pelo
rei D. João V e sua corte, em
Lisboa. |
1783 |
Os
irmãos franceses Montgolfier
elevam um balão a 300 metros
de altura. O balão foi tripulado
por um pato, um galo e um carneiro.
Meses depois, o Marquês d’Arlandes
e Pilatre de Rozier se tornam os primeiros
seres humanos a voar. E o fizeram tripulando
o balão dos Montgolfier por 25
minutos. |
1804 |
O
inglês George Cayley estabelece
conceitos fundamentais para o início
da aviação ao lançar
um planador não-tripulado, o
primeiro aparelho voador mais pesado
do que o ar. Em 1853 ele faz um teste
tripulado. |
1891 |
O
alemão Otto Lilienthal inventa
o precursor da asa delta. Ele consegue
planar atirando-se do alto de uma colina
com seu invento. Lilienthal faz mais
de mil vôos, mas morre em 1896
numa manobra malsucedida. |
1897
|
Santos
Dumont faz seu primeiro balão,
o Brasil, e também o seu primeiro
dirigível. |
|
3
- DIRIGÍVEIS
|
SÉCULOS
XIX e XX
|
1898
|
Santos
Dumont faz seu primeiro balão,
o Brasil, e também o seu primeiro
dirigível. |
1900 |
O
Conde Zeppelin inventa os dirigíveis
que levam o seu nome. |
1901 |
Santos Dumont ganha o prêmio Deutsch
ao contornar a Torre Eiffel em 30 minutos.
Ele provou ser possível controlar
a direção de uma aeronave. |
1903 |
A
cubana Aida d’Acosta se torna
a primeira mulher a pilotar uma aeronave.
Ela pilota o dirigível nº
9 de Dumont. |
1929
|
O
dirigível Graf Zeppelin se
torna o primeiro aparelho voador a
dar a volta ao mundo.
|
|
Muita
influência exerceu a aviação,
recém-inaugurada no início do século
XX, tanto para as funções de paz
quanto para as de guerra. No primeiro caso, encontramos
o desenvolvimento dos serviços de entrega
de correspondências e comunicações
a longa distância, o intercâmbio turístico,
cultural e comercial e, no segundo , a ampliação
do poder militar e de conflitos setoriais e mundiais,
com o transporte de novas e potentes armas.
O grande herói da literatura relativa à
aviação é, sem dúvida,
o francês Antoine de Saint-Éxupery,
nascido em Lyon em 1900.Recebeu reconhecimento
em vida e premiações internacionais
pela sua magnífica obra, onde se destacam
: “Correio do Sul” (1929) , “Vôo
da Noite” (1931) , “Terra dos Homens”
( 1939), “Piloto de Guerra” (1942)
, “O Pequeno Príncipe” (1943),
“Carta a um Refém” (1943) ;
depois de sua morte, foi encontrado e publicado
o livro “Cidadela”. Foi piloto militar
e aviador do Correio Aéreo Toulouse/Casablanca
, Dakar/Casablanca, vindo a falecer em 1944, quando
sobrevoava em missão o Canal da Mancha
- seu avião foi visto caindo ao mar em
chamas. Sem dúvida, trágica semelhança
ao final de Ícaro.
4
– PRIMEIROS VÔOS
|
O
INÍCIO DO SÉCULO XX
|
1903 |
Os
irmãos americanos Wilbur e Orville
Wright anunciam ter feito um vôo
descendente com um aparelho incapaz
de decolar. |
1906 |
Em
23 de outubro Santos Dumont ganha o
prêmio Ernest Achdeacon com o
14 Bis ao ser o primeiro a realizar
um vôo de 25 metros com um aparelho
mais pesado do que o ar que pousava
e decolava pelos próprios meios.
Em 12 de novembro faz o primeiro vôo
mecânico homologado da História,
seguindo os critérios da Federação
Aeronáutica Internacional. Ele
percorre com o 14 Bis duzentos metros,
a seis metros de altura, em 21 segundos,
a uma velocidade média de 37,4
km/h. |
1907 |
Santos
Dumont inventa o Demoiselle, o primeiro
avião monoplano, um ultraleve
. O modelo foi aperfeiçoado em
1909. Era feito de bambu, metal e seda
e pesava 115 quilos. Nesse mesmo ano,
o francês Paul Cornu inventa o
helicóptero. |
1908 |
O
francês Louis Blériot consegue
atravessar o Canal da Mancha. |
1911 |
Surge
o primeiro hidroavião, criado
pelo americano Glenn Curtiss. |
1922 |
Os
portugueses Gago Coutinho e Sacadura
Cabral fazem a primeira travessia do
Atlântico Sul, entre Lisboa e
Rio de Janeiro. |
1927 |
O americano Charles Lindbergh voa de
Nova York a Paris sem paradas para reabastecimento
e descanso. |
|
5
- HELICÓPTERO
|
DE
DA VINCI A NOSSOS DIAS
|
Século
XV |
Leonardo
da Vinci , extraordinário gênio
do Renascimento, polivalente, excelente
engenheiro, fez dois esboços
de máquinas para voar. A primeira,
o “parafuso aéreo”
, é considerado o precursor
do helicóptero – apesar
de não possuir hélices,
mas uma vela superior em forma de
parafuso, já apresentava o
plano para a decolagem vertical. Foram
feitas experiências modernamente,
mas não demonstrou capacidade
de voar.
Outro invento que o próprio
Da Vinci experimentou a 3 de janeiro
de 1496 foi a “máquina
voadora”, mas houve insucesso
– apesar de não ser bem
sucedida a experiência do genial
inventor, ficou a idéia das
pás superiores e a forma dos
helicópteros atuais(veja acima) |
1907 |
Nesse
ano o francês Paul Cornu , um
fabricante de bicicletas em Lysieux,
França, inventa o helicóptero,
utilizando duas rodas de bicicletas
para mover 4 pás, divididas
em dois pares , um em cada uma das
rodas.
Ainda
no mesmo ano ele constrói o
seu modelo original, aperfeiçoamento
daquela primeira matriz que levantou
vôo, sendo, ainda dessa vez,
o primeiro na invenção. |
1939 |
Os
helicópteros passam por avanços
e sua utilidade passa a ser muito grande
para pequenas distâncias . Surgem
os primeiros modelos. O mais famoso
é o Sirkorsky. |
1945 |
Surge
o helicóptero modelo Bell 47.
|
1959
e 1984 |
Esses
são helicópteros de guerra.
O primeiro para transporte de soldados
e pára-quedistas e, o outro,
de reconhecimento e combate. Conforme
se vê, a idéia de Cornu
de duas hélices propulsoras é
bem aproveitada. |
|
6
- BALÕES
|
DA
ANTIGUIDADE A NOSSOS DIAS
Desde a Antiguidade era costume para
os Orientais da região chinesa
elevarem balões movidos a calor
, ora para competições,
festivais, ora em homenagem a entidades
celestiais , sempre com o sonho de
transcendência da nossa condição
de bípedes presos ao chão
do nosso querido planeta. Daí
o hábito veio para o Ocidente
, servindo depois para o transporte
de pessoas – atualmente são
comuns em atividades desportivas ou
de trabalho e alguns voam mais alto
que aviões.
|
1709 |
O
padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão
eleva a 4 metros de altura um pequeno
balão de papel inflado com ar
quente. O feito foi presenciado pelo
rei Dom João V e sua corte, em
Lisboa. |
1783 |
Os
irmãos franceses Montgolfier
elevam um balão a 300 metros
de altura. O balão foi tripulado
por um pato, um galo e um carneiro.Meses
depois, o Marquês d’Arlandes
e Pilatre de Rozier se tornam os primeiros
seres humanos a voar ao tripular o balão
dos Montgolfier por 25 minutos. |
1898 |
Santos
Dumont faz seu primeiro balão,
o Brasil.
|
1990 |
A
década de 90 assiste a uma revolução
na fabricação de balões.
Alguns deles chegam a voar mais alto
que aviões. |
|
7
– AERONAVES DE GUERRA
|
AS DUAS
GUERRAS MUNDIAIS
Assim como várias invenções,
os aviões, no início,
tinham finalidades pacíficas,
mas tornaram-se poderosos instrumentos
de guerra.Santos Dumont assistiu a
isso horrorizado .
Já durante a primeira grande
guerra do século XX, que se
iniciou em 1914 e terminou em 1918
, foram utilizados aviões ,
de início como auxiliares no
reconhecimento e, depois, como máquinas
de guerra, tendo-se destacado pilotos
da RAF – Real Força Aérea,
da Inglaterra, e, da Alemanha, o esquadrão
de caças Jagdstaffel ou Jasta
II , sendo o mais célebre pela
sua coragem e competência, reconhecido
como verdadeiro herói até
pelos inimigos, o temido Barão
Manfred Von Richthofen, apelidado
de “Barão Vermelho”
porque o seu avião, um Albatroz
D II, biplano da Foker, era pintado
de vermelho.
No Brasil, em 1914 foi criada a Escola
Brasileira de Aviação
com a 1ª. sede em Campos dos
Afonsos, no Rio de Janeiro –
fechada durante a 1ª. Guerra
Mundial, foi reaberta em 1918, sob
a direção dos Ministérios
da Guerra , hoje do Exército
e da Marinha.
|
1914
a 1918 |
Os
aviões são usados como
armas e já em 1917 havia uma
pequena fábrica em Wiesbaden
e outra em Berlin, ambas na Alemanha.
No fim do primeiro conflito mundial
já havia mais de 180 mil aviões
produzidos no mundo e alguns eram
capazes de atingir 220 km/h.
|
1939 |
A
Segunda Guerra Mundial impulsiona a
indústria aérea e surgem
os primeiros jatos eficientes ( a tecnologia
é dos anos 20). Os alemães
lançam as bombas autopropulsoras
V1 e V2 . |
1983
|
Os
americanos lançam seu primeiro
avião invisível, o F-117
A Stealth. |
|
8
– AERONAVES COMERCIAIS
|
DA
TRAVESSIA DO ATLÂNTICO ATÉ
NOSSOS DIAS |
1922 |
Os
portugueses Gago Coutinho e Sacadura
Cabral fazem a primeira travessia do
Atlântico Sul, entre Lisboa e
Rio de Janeiro. |
1927 |
O americano Charles Lindbergh voa de
Nova York a Paris sem paradas para reabastecimento
e descanso. Nesse mesmo ano é
fundada a Varig. |
1933 |
A
americana Boeing lança o 247,
o primeiro avião moderno de carreira. |
1935 |
Henrique
Lage funda a Companhia Nacional de Navegação
Aérea para produzir aviões
em escala comercial no Brasil. Seu modelo
mais famoso era o CAP 4, o Paulistinha. |
1938 |
Criado
o Douglas DC3, o primeiro de uma geração
que podia oferecer lucro e segurança. |
1948
|
A
aviação civil, na época
da Guerra Fria, tem um grande avanço.
Aviões de passageiros a jato
como o Comet, de 1949, reduzem o tempo
de viagem. |
1964 |
Lançado
o Intelsat, o primeiro satélite
de telecomunicações comercial
e o Syncom 3, o primeiro satélite
geoestacionário de sucesso. |
1969 |
No
Brasil é fundada a EMBRAER. Seu
primeiro avião é o Bandeirantes.
A Boeing lança o 747, capaz de
transportar 400 passageiros. |
1976 |
França
e Grã-Bretanha lançam
o Concorde, o primeiro avião
supersônico de passageiros,
capaz de atravessar o Atlântico
Norte em menos de três horas.
Foi retirado de atividade em 2003
porque o barulho de retração
de motores quando alcançava
a velocidade do som era muito grande
e afetava enormes áreas por
onde passava. Não há
mais supersônicos comerciais
daquele porte.
|
2006 |
A
EMBRAER contabiliza a fabricação
de mais de 3.600 aviões. |
|
Do
sonho de Dédalo e Ícaro até
o século XX , quando o homem dominou
a arte de voar pela atmosfera da Terra e
foi além, até a estratosfera,
e finalmente ao espaço infinito que
o separa dos outros planetas, de outras
galáxias, muito tempo se passou.
As lutas foram muitas, o nosso grande amigo
e companheiro, o cão, nos precedeu,
personificado pela inesquecível Laika.
|
Hoje
vivemos em nosso querido lar azul separados
por fronteiras de várias soberanias,
de várias línguas, de
várias religiões,de várias
etnias, de várias correntes de
pensamento, de várias economias.
Mas os nossos representantes, quando
navegam em um foguete espacial ou permanecem
na Estação Espacial Internacional
em órbita na Terra, se irmanam
pelo grande laço de afinidade
que nos une indelevelmente e apaga todas
as diferenças: o de fazer parte
de um único corpo, a Humanidade
. Talvez essa compreensão nos
faça, algum dia, e que seja breve,
encontrar a paz de que tanto precisamos
para continuar a longa caminhada em
busca de novos sonhos, de novas realidades. |
|
|
9
- AERONAVES ESPACIAIS
|
FINALMENTE
O ESPAÇO SIDERAL
|
1946 |
A Guerra Fria dá início
à corrida espacial. Entre os
aviões militares do período,
destacam-se os americanos B-52 e LockheadC-130
. Em 1947 o avião-foguete Bell
X-1 rompe a barreira do som. |
1957
|
O
foguete russo R-7 coloca em órbita
o primeiro satélite artificial
do mundo, o Sputinik, uma esfera de
50 cm e 83 kg. |
1961 |
O
russo Yuri Gagárin se torna o
primeiro homem a ir ao espaço,
em 12 de abril. “A Terra é
azul”, diz a bordo da Vostok I.
Seu vôo durou 108 minutos. |
1964 |
Lançamento
do Intelsat, o primeiro satélite
de telecomunicações comercial,
e o Syncom 3 , o primeiro satélite
geoestacionário de sucesso. |
1969 |
Em
20 de julho o comandante da Apollo 11,
Neil Armstrong, torna-se o primeiro
homem a pisar na Lua. Ele e Buzz Aldrin
andaram pelo satélite e deixaram
lá instrumentos científicos.
|
1981 |
A
NASA lança o primeiro ônibus
espacial, o Columbia. A agência
espacial americana chegou a construir
uma frota de cinco ônibus. O
programa, porém, foi marcado
pelas tragédias do Challenger,
em 1986, e do Columbia, em 2003. Os
ônibus espaciais são
considerados as mais complexas máquinas
já construídas pelo
homem e têm milhões de
peças.
|
2006 |
A
29 de abril de 2006, às 23:30
h., hora de Brasília, Marcos
Pontes, o primeiro cosmonauta brasileiro,
na base Baikonur, no Cazaquistão,
é lançado ao espaço
a bordo da espaçonave russa
SOYUZ TMA-8 rumo à Estação
Espacial Internacional (ISS), ficando
no seu interior, em órbita
da Terra. Lá chegando são
feitas experiências científicas
e uma aula prática de botânica
sobre desenvolvimento de plantas em
ambiente de micro-gravidade para crianças,
segundo programação.
|
|
10
- AERONAVES E O FUTURO
CONSEGUIREMOS MONTAR ESSE QUEBRA-CABEÇAS ?
A PARTIR DO SÉCULO XXI
O nosso avanço tecnológico é incontestável. Prevê-se a descoberta de novas formas de combustíveis capazes de conduzir as nossas naves espaciais através do espaço para que possamos alcançar novos rumos em nossos sonhos, agora mais confiantes sobre a nossa capacidade de lutar e vencer.
Vivemos uma época semelhante àquela das Grandes Navegações. Como os nossos antepassados europeus, nossos heróis doam suas vidas e desbravam os horizontes para nós. E como a maior parte das pessoas pensava àquela época, também acontece hoje imaginar-se que não existem corpos celestes habitáveis além do nosso contexto sobre a superfície da Terra.Muitos sábios daquele tempo não acreditavam na hipótese positiva . Os antigos conseguiram descobrir a resposta a estas perguntas. Esperemos que também nós consigamos obter a nossa.
Existe uma grande pergunta que não se pode calar ,por ser essencial para não se cometerem os mesmos erros que as antigas civilizações ocidentais realizaram no Novo Mundo : nós já possuímos técnica suficiente para chegar às novas terras, aos novos planetas, mas, será que já possuímos também maturidade moral suficiente para estabelecermos um convívio saudável com todas as surpresas que acaso venhamos a encontrar em nossas grandes viagens rumo a novos descobrimentos ?
FONTES :
Livro : La Legenda de Icaro, de Robert Ludlum, 1988, Ed. Javier Vergara
Ilustrações : arquivos do IEJU-SA e o caderno especial de “ O Globo” – Santos Dumont, de 25.3.2006
Fatos Históricos : arquivos do IEJU-SA e caderno especial de “O Globo” – Santos Dumont, de 25.3.2006
Veja mais : http://www.pioneirosdoar.com.br/pioneiros/sexupery.htm
www.terra.com.br/voltaire/seculo/2002/11/11/003.htm-25k
www.defesanet.com.br/rv/history/wwwl_aces.htm-60k
www.tg3.com.br/1gm/6k
www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=284-11k- |
|
|