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Aeronaves

DOS SONHOS AOS NOSSOS DIAS

 

Roteiro
1 Sonho de Ícaro
2 Precursores
3 Dirigíveis
4 Primeiros Vôos
5 Helicópteros
6 Balões
7 Aeronaves de Guerra
8 Aeronaves Comerciais
9 Aeronaves Espaciais
10 Aeronaves e Futuro

 


 

1 - SONHO DE ÍCARO

Desde tempos imemoriais o homem sonha em voar. Possuir a capacidade de alçar vôo e desprender-se do solo , como as aves, significava a liberdade, o encontro com a vastidão sem fronteiras e alcançar a transcendência de suas limitações, em todas as antigas civilizações .

DÉDALO E ÍCARO
Dédalo era um habilidoso e abastado escultor ateniense que, devido a intrigas e a invejas em sua cidade natal , caiu em desgraça diante do rei , ficou na miséria e finalmente foi banido. Refugiou-se em Creta com seu filho Ícaro, onde contava com a admiração do rei Minos, até que, condoído com terrível vingança de Zeus para com a rainha, protegeu o filho desta, Minotauro, construindo-lhe um palácio, o Labirinto de Cnossos, o que contrariou o soberano.

Necessitando fugir de Creta, Dédalo mandou seu filho recolher todas as penas de aves que pudesse e com elas, colando-as uma a uma sobre uma base, construiu dois pares de asas. Na data do vôo recomendou a Ícaro que não voasse muito alto. Mas este, no arroubo da juventude e no entusiasmo do magnífico feito, esqueceu-se da recomendação e os raios solares derreteram a cola e as penas caíram uma a uma, fazendo-o precipitar-se no Mar Egeu. Dédalo conseguiu chegar ao seu destino e viveu muito tempo , sempre com a imensa dor da perda do seu amado filho, cujo corpo foi depois encontrado em uma ilha, que atualmente leva seu nome - Ícara.
Ícaro foi consagrado como um símbolo dos que se glorificam para morrer pela conquista do espaço.




2 - PRECURSORES

DE 1060 A 1897

 

1060 O monge beneditino inglês Oliver tenta voar com as asas de tecido e salta de um mosteiro. Quebra braços e pernas na tentativa.
Século XV Leonardo da Vinci desenha o “parafuso aéreo”, um projeto tecnicamente inviável, mas de inspiração ousada.
1709 O padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão eleva a 4 metros de altura um pequeno balão de papel inflado com ar quente. O feito foi presenciado pelo rei D. João V e sua corte, em Lisboa.
1783 Os irmãos franceses Montgolfier elevam um balão a 300 metros de altura. O balão foi tripulado por um pato, um galo e um carneiro. Meses depois, o Marquês d’Arlandes e Pilatre de Rozier se tornam os primeiros seres humanos a voar. E o fizeram tripulando o balão dos Montgolfier por 25 minutos.
1804 O inglês George Cayley estabelece conceitos fundamentais para o início da aviação ao lançar um planador não-tripulado, o primeiro aparelho voador mais pesado do que o ar. Em 1853 ele faz um teste tripulado.
1891 O alemão Otto Lilienthal inventa o precursor da asa delta. Ele consegue planar atirando-se do alto de uma colina com seu invento. Lilienthal faz mais de mil vôos, mas morre em 1896 numa manobra malsucedida.
1897 Santos Dumont faz seu primeiro balão, o Brasil, e também o seu primeiro dirigível.


3 - DIRIGÍVEIS

 

SÉCULOS XIX e XX


1898 Santos Dumont faz seu primeiro balão, o Brasil, e também o seu primeiro dirigível.
1900 O Conde Zeppelin inventa os dirigíveis que levam o seu nome.
1901 Santos Dumont ganha o prêmio Deutsch ao contornar a Torre Eiffel em 30 minutos. Ele provou ser possível controlar a direção de uma aeronave.
1903 A cubana Aida d’Acosta se torna a primeira mulher a pilotar uma aeronave. Ela pilota o dirigível nº 9 de Dumont.
1929

O dirigível Graf Zeppelin se torna o primeiro aparelho voador a dar a volta ao mundo.


Muita influência exerceu a aviação, recém-inaugurada no início do século XX, tanto para as funções de paz quanto para as de guerra. No primeiro caso, encontramos o desenvolvimento dos serviços de entrega de correspondências e comunicações a longa distância, o intercâmbio turístico, cultural e comercial e, no segundo , a ampliação do poder militar e de conflitos setoriais e mundiais, com o transporte de novas e potentes armas.


O grande herói da literatura relativa à aviação é, sem dúvida, o francês Antoine de Saint-Éxupery, nascido em Lyon em 1900.Recebeu reconhecimento em vida e premiações internacionais pela sua magnífica obra, onde se destacam : “Correio do Sul” (1929) , “Vôo da Noite” (1931) , “Terra dos Homens” ( 1939), “Piloto de Guerra” (1942) , “O Pequeno Príncipe” (1943), “Carta a um Refém” (1943) ; depois de sua morte, foi encontrado e publicado o livro “Cidadela”. Foi piloto militar e aviador do Correio Aéreo Toulouse/Casablanca , Dakar/Casablanca, vindo a falecer em 1944, quando sobrevoava em missão o Canal da Mancha - seu avião foi visto caindo ao mar em chamas. Sem dúvida, trágica semelhança ao final de Ícaro.


 

4 – PRIMEIROS VÔOS

 

O INÍCIO DO SÉCULO XX

1903 Os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright anunciam ter feito um vôo descendente com um aparelho incapaz de decolar.
1906 Em 23 de outubro Santos Dumont ganha o prêmio Ernest Achdeacon com o 14 Bis ao ser o primeiro a realizar um vôo de 25 metros com um aparelho mais pesado do que o ar que pousava e decolava pelos próprios meios. Em 12 de novembro faz o primeiro vôo mecânico homologado da História, seguindo os critérios da Federação Aeronáutica Internacional. Ele percorre com o 14 Bis duzentos metros, a seis metros de altura, em 21 segundos, a uma velocidade média de 37,4 km/h.
1907 Santos Dumont inventa o Demoiselle, o primeiro avião monoplano, um ultraleve . O modelo foi aperfeiçoado em 1909. Era feito de bambu, metal e seda e pesava 115 quilos. Nesse mesmo ano, o francês Paul Cornu inventa o helicóptero.
1908 O francês Louis Blériot consegue atravessar o Canal da Mancha.
1911 Surge o primeiro hidroavião, criado pelo americano Glenn Curtiss.
1922 Os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a primeira travessia do Atlântico Sul, entre Lisboa e Rio de Janeiro.
1927 O americano Charles Lindbergh voa de Nova York a Paris sem paradas para reabastecimento e descanso.

 


 

5 - HELICÓPTERO

 

DE DA VINCI A NOSSOS DIAS
Século XV

Leonardo da Vinci , extraordinário gênio do Renascimento, polivalente, excelente engenheiro, fez dois esboços de máquinas para voar. A primeira, o “parafuso aéreo” , é considerado o precursor do helicóptero – apesar de não possuir hélices, mas uma vela superior em forma de parafuso, já apresentava o plano para a decolagem vertical. Foram feitas experiências modernamente, mas não demonstrou capacidade de voar.
Outro invento que o próprio Da Vinci experimentou a 3 de janeiro de 1496 foi a “máquina voadora”, mas houve insucesso – apesar de não ser bem sucedida a experiência do genial inventor, ficou a idéia das pás superiores e a forma dos helicópteros atuais(veja acima)

1907

Nesse ano o francês Paul Cornu , um fabricante de bicicletas em Lysieux, França, inventa o helicóptero, utilizando duas rodas de bicicletas para mover 4 pás, divididas em dois pares , um em cada uma das rodas.

Ainda no mesmo ano ele constrói o seu modelo original, aperfeiçoamento daquela primeira matriz que levantou vôo, sendo, ainda dessa vez, o primeiro na invenção.

1939 Os helicópteros passam por avanços e sua utilidade passa a ser muito grande para pequenas distâncias . Surgem os primeiros modelos. O mais famoso é o Sirkorsky.
1945 Surge o helicóptero modelo Bell 47.
1959 e 1984 Esses são helicópteros de guerra. O primeiro para transporte de soldados e pára-quedistas e, o outro, de reconhecimento e combate. Conforme se vê, a idéia de Cornu de duas hélices propulsoras é bem aproveitada.

 


 

 

6 - BALÕES

 

DA ANTIGUIDADE A NOSSOS DIAS


Desde a Antiguidade era costume para os Orientais da região chinesa elevarem balões movidos a calor , ora para competições, festivais, ora em homenagem a entidades celestiais , sempre com o sonho de transcendência da nossa condição de bípedes presos ao chão do nosso querido planeta. Daí o hábito veio para o Ocidente , servindo depois para o transporte de pessoas – atualmente são comuns em atividades desportivas ou de trabalho e alguns voam mais alto que aviões.


1709 O padre brasileiro Bartholomeu de Gusmão eleva a 4 metros de altura um pequeno balão de papel inflado com ar quente. O feito foi presenciado pelo rei Dom João V e sua corte, em Lisboa.
1783 Os irmãos franceses Montgolfier elevam um balão a 300 metros de altura. O balão foi tripulado por um pato, um galo e um carneiro.Meses depois, o Marquês d’Arlandes e Pilatre de Rozier se tornam os primeiros seres humanos a voar ao tripular o balão dos Montgolfier por 25 minutos.
1898

Santos Dumont faz seu primeiro balão, o Brasil.

1990 A década de 90 assiste a uma revolução na fabricação de balões. Alguns deles chegam a voar mais alto que aviões.

 


 

7 – AERONAVES DE GUERRA

 

AS DUAS GUERRAS MUNDIAIS

 

Assim como várias invenções, os aviões, no início, tinham finalidades pacíficas, mas tornaram-se poderosos instrumentos de guerra.Santos Dumont assistiu a isso horrorizado .


Já durante a primeira grande guerra do século XX, que se iniciou em 1914 e terminou em 1918 , foram utilizados aviões , de início como auxiliares no reconhecimento e, depois, como máquinas de guerra, tendo-se destacado pilotos da RAF – Real Força Aérea, da Inglaterra, e, da Alemanha, o esquadrão de caças Jagdstaffel ou Jasta II , sendo o mais célebre pela sua coragem e competência, reconhecido como verdadeiro herói até pelos inimigos, o temido Barão Manfred Von Richthofen, apelidado de “Barão Vermelho” porque o seu avião, um Albatroz D II, biplano da Foker, era pintado de vermelho.

No Brasil, em 1914 foi criada a Escola Brasileira de Aviação com a 1ª. sede em Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro – fechada durante a 1ª. Guerra Mundial, foi reaberta em 1918, sob a direção dos Ministérios da Guerra , hoje do Exército e da Marinha.

 


1914 a 1918

Os aviões são usados como armas e já em 1917 havia uma pequena fábrica em Wiesbaden e outra em Berlin, ambas na Alemanha. No fim do primeiro conflito mundial já havia mais de 180 mil aviões produzidos no mundo e alguns eram capazes de atingir 220 km/h.

1939 A Segunda Guerra Mundial impulsiona a indústria aérea e surgem os primeiros jatos eficientes ( a tecnologia é dos anos 20). Os alemães lançam as bombas autopropulsoras V1 e V2 .
1983 Os americanos lançam seu primeiro avião invisível, o F-117 A Stealth.

 

 


 

8 – AERONAVES COMERCIAIS

 

DA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO ATÉ NOSSOS DIAS
1922 Os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral fazem a primeira travessia do Atlântico Sul, entre Lisboa e Rio de Janeiro.
1927 O americano Charles Lindbergh voa de Nova York a Paris sem paradas para reabastecimento e descanso. Nesse mesmo ano é fundada a Varig.
1933 A americana Boeing lança o 247, o primeiro avião moderno de carreira.
1935 Henrique Lage funda a Companhia Nacional de Navegação Aérea para produzir aviões em escala comercial no Brasil. Seu modelo mais famoso era o CAP 4, o Paulistinha.
1938 Criado o Douglas DC3, o primeiro de uma geração que podia oferecer lucro e segurança.
1948 A aviação civil, na época da Guerra Fria, tem um grande avanço. Aviões de passageiros a jato como o Comet, de 1949, reduzem o tempo de viagem.
1964 Lançado o Intelsat, o primeiro satélite de telecomunicações comercial e o Syncom 3, o primeiro satélite geoestacionário de sucesso.
1969 No Brasil é fundada a EMBRAER. Seu primeiro avião é o Bandeirantes. A Boeing lança o 747, capaz de transportar 400 passageiros.
1976

França e Grã-Bretanha lançam o Concorde, o primeiro avião supersônico de passageiros, capaz de atravessar o Atlântico Norte em menos de três horas. Foi retirado de atividade em 2003 porque o barulho de retração de motores quando alcançava a velocidade do som era muito grande e afetava enormes áreas por onde passava. Não há mais supersônicos comerciais daquele porte.

2006 A EMBRAER contabiliza a fabricação de mais de 3.600 aviões.

 


Do sonho de Dédalo e Ícaro até o século XX , quando o homem dominou a arte de voar pela atmosfera da Terra e foi além, até a estratosfera, e finalmente ao espaço infinito que o separa dos outros planetas, de outras galáxias, muito tempo se passou. As lutas foram muitas, o nosso grande amigo e companheiro, o cão, nos precedeu, personificado pela inesquecível Laika.

 

Hoje vivemos em nosso querido lar azul separados por fronteiras de várias soberanias, de várias línguas, de várias religiões,de várias etnias, de várias correntes de pensamento, de várias economias. Mas os nossos representantes, quando navegam em um foguete espacial ou permanecem na Estação Espacial Internacional em órbita na Terra, se irmanam pelo grande laço de afinidade que nos une indelevelmente e apaga todas as diferenças: o de fazer parte de um único corpo, a Humanidade . Talvez essa compreensão nos faça, algum dia, e que seja breve, encontrar a paz de que tanto precisamos para continuar a longa caminhada em busca de novos sonhos, de novas realidades.

 

9 - AERONAVES ESPACIAIS

 

 

FINALMENTE O ESPAÇO SIDERAL
1946 A Guerra Fria dá início à corrida espacial. Entre os aviões militares do período, destacam-se os americanos B-52 e LockheadC-130 . Em 1947 o avião-foguete Bell X-1 rompe a barreira do som.
1957 O foguete russo R-7 coloca em órbita o primeiro satélite artificial do mundo, o Sputinik, uma esfera de 50 cm e 83 kg.
1961 O russo Yuri Gagárin se torna o primeiro homem a ir ao espaço, em 12 de abril. “A Terra é azul”, diz a bordo da Vostok I. Seu vôo durou 108 minutos.
1964 Lançamento do Intelsat, o primeiro satélite de telecomunicações comercial, e o Syncom 3 , o primeiro satélite geoestacionário de sucesso.
1969 Em 20 de julho o comandante da Apollo 11, Neil Armstrong, torna-se o primeiro homem a pisar na Lua. Ele e Buzz Aldrin andaram pelo satélite e deixaram lá instrumentos científicos.
1981

A NASA lança o primeiro ônibus espacial, o Columbia. A agência espacial americana chegou a construir uma frota de cinco ônibus. O programa, porém, foi marcado pelas tragédias do Challenger, em 1986, e do Columbia, em 2003. Os ônibus espaciais são considerados as mais complexas máquinas já construídas pelo homem e têm milhões de peças.

2006

A 29 de abril de 2006, às 23:30 h., hora de Brasília, Marcos Pontes, o primeiro cosmonauta brasileiro, na base Baikonur, no Cazaquistão, é lançado ao espaço a bordo da espaçonave russa SOYUZ TMA-8 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), ficando no seu interior, em órbita da Terra. Lá chegando são feitas experiências científicas e uma aula prática de botânica sobre desenvolvimento de plantas em ambiente de micro-gravidade para crianças, segundo programação.

 


10 - AERONAVES E O FUTURO

 

CONSEGUIREMOS MONTAR ESSE QUEBRA-CABEÇAS ?

 

 


A PARTIR DO SÉCULO XXI

O nosso avanço tecnológico é incontestável. Prevê-se a descoberta de novas formas de combustíveis capazes de conduzir as nossas naves espaciais através do espaço para que possamos alcançar novos rumos em nossos sonhos, agora mais confiantes sobre a nossa capacidade de lutar e vencer.

Vivemos uma época semelhante àquela das Grandes Navegações. Como os nossos antepassados europeus, nossos heróis doam suas vidas e desbravam os horizontes para nós. E como a maior parte das pessoas pensava àquela época, também acontece hoje imaginar-se que não existem corpos celestes habitáveis além do nosso contexto sobre a superfície da Terra.Muitos sábios daquele tempo não acreditavam na hipótese positiva . Os antigos conseguiram descobrir a resposta a estas perguntas. Esperemos que também nós consigamos obter a nossa.

Existe uma grande pergunta que não se pode calar ,por ser essencial para não se cometerem os mesmos erros que as antigas civilizações ocidentais realizaram no Novo Mundo : nós já possuímos técnica suficiente para chegar às novas terras, aos novos planetas, mas, será que já possuímos também maturidade moral suficiente para estabelecermos um convívio saudável com todas as surpresas que acaso venhamos a encontrar em nossas grandes viagens rumo a novos descobrimentos ?

 

 

FONTES :
Livro : La Legenda de Icaro, de Robert Ludlum, 1988, Ed. Javier Vergara
Ilustrações : arquivos do IEJU-SA e o caderno especial de “ O Globo” – Santos Dumont, de 25.3.2006
Fatos Históricos : arquivos do IEJU-SA e caderno especial de “O Globo” – Santos Dumont, de 25.3.2006
Veja mais : http://www.pioneirosdoar.com.br/pioneiros/sexupery.htm
www.terra.com.br/voltaire/seculo/2002/11/11/003.htm-25k
www.defesanet.com.br/rv/history/wwwl_aces.htm-60k
www.tg3.com.br/1gm/6k
www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=284-11k-

 

 

 

 


 

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