Informe-nos o seu e-mail:

 

English version
 

BIOLOGIA : FAUNA E FLORA TERRESTRES

 


ANIMAIS EXÓTICOS EM EXTINÇÃO

                                             
                                                                                                                          
Janeiro de 2008


1 . Aye - Aye

                                          

 

                                   Trata-se de um primata, mamífero, que habita as partes norte da região leste das florestas tropicais chuvosas africanas, e as florestas de Madagascar (florestas de bambu).  Ele se abriga nos arbustos e nos buracos das árvores.

                                   É um animal noturno. Adulto, mede entre 45 cm a 50 cm, do focinho à ponta da cauda.  Tem longos dedos munidos de garras, uma longa cauda peluda, uma pelagem marrom, grandes orelhas e grandes olhos. O aye-aye é muito ágil e tem uma audição muito desenvolvida.  É onívoro.   Crava suas garras nas árvores para se nutrir de larvas. Nutre-se, ainda, de insetos, de frutos, de bambus e outros vegetais. Seu nome científico é Daubentonia madagascariensis.

 

                        É uma das espécies que se encontra mais em perigo sobre o planeta. Ele é extremamente caçado naquelas regiões do seu "habitat" natural porque os moradores das regiões africanas onde é o seu "habitat" são supersticiosos e acreditam que ele atrai maus presságios.  Esse entendimento se deve, talvez, ao seu aspecto muito feio, especialmente quando bebê, e ao fato do elevado grau de incultura naquela região. A infeliz criatura é morta assim que aparece.

 

                                   "Em todo o mundo, governos e ONGS investem gordas verbas na conservação das espécies, financiando pesquisas e programas para salvar animais em extinção. As espécies contempladas, de modo geral, são aquelas que despertam encantamento pela beleza, como os pandas, ou pelo porte monumental, como os rinocerontes. São raros  os que  se  importam com a sorte dos bichos que  despertam  repulsa". (Artigo de Rosana Zakabi, in Veja, de 14 de março de 2007, p.87).

                                   Pouco se conhece sobre os hábitos de reprodução dos aye-aye. A sua multiplicação ocorre provavelmente uma vez no espaço de 2 ou 3 anos. Ele atinge a maturidade sexual à idade de 3 anos e a gestação dura  5  meses e meio. Por ocasião do nascimento, o pequeno pesa 130 gramas e permanece com sua mãe até a idade de 1 ano.

                                   Um novo projeto da Sociedade Zoológica de Londres pretende salvar uma série de animais bizarros, incluindo o aye-aye.

 


Fontes:

Veja mais:

www.dinosoria.com/mammifere/aye_aye_05.ipg

educ.csmv.qc.ca/.../mam/ayeaye/aye.gif

www.horizonm.com/moussis/animaux/images/main.jpg

www.haringphoto.com/.../variant/medium

www.jwz.org/images/capt.lon11904142236.britai...        

2 . Salamandra gigante

  

          

                                   A salamandra gigante, cujo "habitat" é a China, está na lista fsa Sociedade Zoológica de Londres, como um dos 10 anfíbios do mundo em maior risco de extinção, na lista da Sociedade Zoológica de Londres. 

 

                                   Por isso, o Edge (sigla do projeto inglês Especiais do Ponto de Vista Evolucionário e Ameaçados Golbalmento), criado há um ano, a incluiu entre as criaturas sob sua proteção.

 

                                       Esse anfíbio é um dos mais antigos do mundo, já habitava a Terra antes do Tiranossaurus rex. 

 

                                      Sendo muito sensível às mudanças climáticas, a sua extinção é um alerta para o problema do excesso de efeito estufa, segundo o cientista Jonathan Baillie, chefe da equipe do Edge, que os considera como "canários da mina". (Os mineiros, antes da existência dos modernos meios de detecção de contaminação do ar no interior dos corredores cavados no subsolo, onde trabalhavam, costumavam colocar ali um canário, para alertá-los do perigo de contaminação do oxigênio - sendo essas aves muito sensíveis, morriam logo aos primeiros sinais, antes mesmo do ambiente ficar letal para os humanos, que, assim, podiam se retirar dali a tempo de se salvarem).

 

Fontes:

Jornal "O Globo", in Ciência, pág.27.
http://cs.i.uol.com.br/home/070604sapo.jpg...

3 . Sapo púrpura fluorescente

 

                                   Considerado o menor anfíbio do mundo, o sapo púrpura fluorescente, descoberto em 2006 no interior do Suriname, segundo a ONG Conservação Internacional, está ameaçado de extinção devido ao garimpo ilegal.

 

                                   Este pequenino é, segundo o catálogo da Sociedade Zoológica de Londres, à semelhança da salamandra gigante cega da China, um dos 10 anfíbios mais ameaçados de extinção e está, atualmente, sob a proteção da Edge (projeto inglês Especiais do Ponto de Vista Evolucionário e Ameaçados Golbalmente).

 

Fontes:

Jornal "O Globo", de 22.01.08 in Ciência, pág.27.

http://cs.i.uol.com.br/home/070604sapo.jpg&imgrefurl=...

 


 

IEJUSA

Espaço Cultural IEJU-SA

©2009 - IEJU-SA