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CÂMARA ESCURA COM ORIFÍCIO |
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Caixa com paredes opacas - Ampliação Linear ? nos é dada pela equação de triângulos semelhantes,pois se aplicam as regras de semelhança de triângulos, observando-se que a imagem aparece invertida, na caixa, e seu tamanho se altera conforme o objeto se afasta ou aproxima do orifício, conforme esquema abaixo (desenho fora de escala) :
EXERCÍCIOS
SOBRE IMAGEM EM CâMARA ESCURA COM ORIFÍCIO
EXPLICADOS
1º. Função do Afastamento
Nota 1 : Função é uma relação entre números ou entre quantidades
Faça um esboço gráfico do tamanho da imagem em função do afastamento do objeto, sabendo-se que
1º. - há duas constantes : "o" ( objeto) e "p' " (distância entre o orifício e a imagem) ;
2º. - há duas variáveis : "i" (tamanho da imagem) e "p" (distância entre o objeto e o orifício)
NOTA 2 : toda vez em que houver uma constante, há de ser feito o gráfico
Solução :
2ª Fase:
Fazer o gráfico
Vamos, então, fazer o gráfico de = , onde f(x) é a variação linear, x
y ( variação de i) e x é a distância.
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Como se pediu o afastamento, x será crescente e y (imagem) decrescente, como na tabela superior, mas para se completar o gráfico, faz-se o do x decrescente (distância), e y crescente ( imagem) como na tabela abaixo e chegaremos à curva da hipérbole parabólica assintótica aos dois lados .
Resposta : abaixo o esboço do gráfico do tamanho da imagem, em uma câmara escura, em função do afastamento do objeto : é um ramo de uma hipérbole parabólica assintótica dos dois lados: x
2º. Medida do Afastamento Um certo objeto se afasta da distância de 100 m de uma câmara escura e verifica-se que a sua imagem se reduz a ¾ da altura que tinha inicialmente. A que distância o objeto se encontrava da câmara inicialmente ?
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Resposta : O objeto se encontrava, inicialmente, a 300 metros da câmara escura. |
Fonte : Anotações das aulas do Professor Ricardo Luiz, no Curso Pré-Vestibular gpi em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1995 - Turma Especial, do dia 10.03.1995,compiladas por Lia Pantoja Milhomens.
Esquemas : elaboração pelo IEJUSA, a partir de orientações anotadas nas aulas. |
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