Informe-nos o seu e-mail:

 

English version
 

SORRISO SAUDÁVEL

Autora :
Dra. Isabel C. Camões
CRO 11.540
Rua General Garzon, 22 - sala 501
Jardim Botânico - 22470-010 - Rio de Janeiro - RJ
Fones/Fax : (21)2274-5228 / 3205-7542
E-mail : icamoes@netbotanic.com.br

DICAS PARA UM SORRISO  SAUDÁVEL - Use uma técnica de escovação adequada

.

CARO PACIENTE ,

Este guia foi desenvolvido para auxiliá-lo no cuidado com a sua saúde bucal !


Aqui você encontrará informações importantes para a prevenção das cáries e das doenças da gengiva.


Lembramos que a prevenção é tão importante quanto o tratamento, pois é o que evita que os problemas ocorram. Portanto,sempre que estiver com alguma dúvida,conte conosco para esclarecê-la.
Queremos ver seu sorriso sempre bonito e saudável !


CÁRIE

A cárie é uma das doenças dentárias mais freqüentes. Geralmente, decorre de uma dieta inadequada, higiene bucal deficiente e o conseqüente acúmulo de placa bacteriana.

Para evitar a cárie, basta reduzir a freqüência de ingestão de açúcares e adquirir o hábito de fazer uma correta higienização após todas as refeições.


PLACA BACTERIANA e as Doenças da Gengiva

A placa bacteriana nada mais é do que um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes. É o principal fator que causa as doenças mais comuns da cavidade bucal (gengivite e periodontite).


Quando não há uma boa escovação, a placa bacteriana se acumula e pode se infiltrar entre os dentes e a gengiva, causando sangramento, vermelhidão e inchaço, que são os principais sintomas da gengivite.


Essa infiltração pode se prolongar ainda mais e se endurecer, formando o tártaro.
Juntamente com a placa bacteriana, o tártaro pode agravar a gengivite, deslocando o dente da gengiva, comprometendo assim a estrutura óssea (sintomas de periodontite), que pode causar a queda do dente.


Use uma técnica de escovação adequada

No lado de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45º na linha da gengiva e faça movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.

Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical também com movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.
Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai-e-vem.
Divida o tempo de escovação igualmente entre os dentes: escove durante 10 segundos cada grupo de 2 dentes.
.
Por último, escove a parte de cima da língua.

A importância do fio ou da fita dental

A escovação não é o suficiente para deixar os dentes livres das ações bacterianas. O uso do fio dental é fundamental para a remoção da placa bacteriana e de resíduos de alimentos que ficam entre os dentes , lugares onde a escova não alcança.


Para usar o fio dental adequadamente, corte um pedaço de aproximadamente 45 cm e segure-o com os dedos indicadores e polegares. Curve o fio na lateral do dente e movimente-o para cima e para baixo, deslizando cuidadosamente na linha da gengiva. Limpe o dente da esquerda e o da direita de cada espaço.

Importância do flúor

O uso diário de flúor é muito importante no combate às cáries. O flúor deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), criando uma barreira protetora. Ele protege os dentes dos ataques ácidos da placa bacteriana, que podem provocar doenças dentárias, como a cárie e a gengivite.
Existem vários tipos de flúor e estudaremos o mais adequado para o seu caso.

Um abraço,
Dra. Isabel C. Camões


AÇÃO DO FLÚOR NA BOCA

Filamentos de esmalte

antes do ataque do ácido bucal

Filamentos de esmalte

quebrados pelo ácido bucal

Filamentos de esmalte

remineralizados ou reconstruídos
 pelo flúor e pelos minerais da saliva

* O esmalte dos dentes é sólido e consiste da junção de vários filamentos minerais. Quando o indivíduo come, as bactérias presentes na boca formam ácidos que penetram na parte interior do esmalte , corroendo-o. É um processo de desmineralização.
* A desmineralização pode formar um ponto fraco o qual degenera em cárie, se não for tratado.
* O flúor acelera o processo de remineralização, abrandando a quebra do esmalte e evitando a formação da cárie.

Saiba mais : http://fiodental.7p.com/html/c_rie_fl_or.htm


PEQUENA HISTÓRIA DO FLÚOR

Os antigos mineiros haviam observado esse mineral, posteriormente denominado Fluorita, possuidor de cores muito belas e variadas.

 

A Fluorita é um dos raros minerais que se encontram em estado natural em amostras com cristalização relativamente perfeita e com coloração variada extraordinária. O corte dos cristais é perfeito.

A Fluorita é encontrada em agregados maciços e granulados.

O mesmo cristal ou o mesmo agregado podem apresentar diversas cores.


Estado físico : O Flúor ou Fluorina é um gás encontrado a partir dos minerais fluorita (fluoreto de cálcio - CaF2) e criolita (fluoreto de alumínio e sódio - Na3AlF6).

Fonte primária : O Flúor , também denominado Fluorina, tem a sua fonte principal no mineral Fluorita.

Fluorina : Essa denominação é derivada da palavra Fluorita , que é a denominação da sua fonte primária.

Flúor : Essa denominação vem do Latim fluere , que significa escorrer , e tem origem no estado líquido do fluoreto de cálcio, um dos seus compostos, utilizado como solvente.

Alguns exemplos de FLUORITA:

Fluorita azul com floração de cristal calcita  no centro
Fonte : http://emineralshow.com/images/fluorite_hardin66b

Fluorita verde, transparente e semi-transparente

Fonte : www.mineralminers.com

Fluorita laranja e quartzo, com florescência de cristal em volta

Fonte: http://glimmerdream.com/closeup/other/1/fluor

Fluorita e galena com siderita toda envolvida por floração de quartzo

Fonte: http://weardalerocks.com

Uso dentário - O flúor ou fluorina é usado como elemento de proteção contra cáries em cremes dentais na forma de fluoreto de sódio (NaF) ou fluoreto de estanho (SnF2) , e em aplicações em consultório por dentista especialista.

Como é obtido - Por eletrólise do ácido fluorídrico (HF) com fluoreto ácido de potássio (KHF2).É basicamente o processo utilizado por Moisson.

Autor da descoberta - O elemento flúor foi isolado em 1866 por Henri Moisson, químico francês, após 74 anos de tentativas de outros pesquisadores. Por essa descoberta recebeu o prêmio Nobel de Química de 1906.

Composto originário da Fluorita : Quimicamente, é cálcio fluorídrico e seus cristais, completamente cúbicos, transparentes ou translúcidos e sob certas condições exibe fluorescência.

Popularidade : Depois do Quartzo, a Fluorita é o mineral mais popular no mundo. A Fluorita mais popular é a púrpura, com compete com belos vermelhos da Ametista. Outras cores : azul, verde, amarelo, incolor, marrom, rosa, negra e laranja.

Saiba mais : www.monanneeaucollege.com/minerauxindex.htm

                    www.ganesha.be/min1.htm

                   http://myspace.eng.br/quim/quim1_009.asp#hist


IEJUSA

Espaço Cultural IEJU-SA

©2009 - IEJU-SA