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"Em sua mão direita
uma figura de Vitória feita
de marfim e ouro. Em sua mão
esquerda, seu cetro embutido com todos
os metais, e uma águia empoleirada
no cetro. As sandálias do deus
são feitas de ouro, como o seu
manto."
(Pausanias, o Grego em 2 d.C .)
|
A
Civilização Grega, na Antiguidade
, teve extraordinário desenvolvimento
econômico, social e tecnológico.Sendo
assim, não poderia deixar de
haver algumas de suas obras entre a
Sete Maravilhas do Mundo Antigo . E
, na realidade, são 3
: o Colosso de Rhodes, na ilha do mesmo
nome, o Templo de Ártemis, no Éfeso ,
e a Estátua de Zeus, na cidade de
Olímpia.
Em aproximadamente 2000 a. C. os
gregos se constituíam em pastores e
agricultores na região chamada Peloponeso,
uma península extensa e montanhosa
ligada ao sudeste da Grécia Central
por uma estreita faixa de terra, o Istmo
de Corinto, que se limita ao norte com o
Golfo de Corinto, a oeste com o Mar Jônio,
a leste com o Golfo Sarônico e o Mar
Egeu e, ao sul, com o Golfo da Messênia,
o Golfo da Lacônia e a ilha de Cimas.
Aos poucos foram desenvolvendo uma extraordinária civilização, devido
ao contato com outras civilizações,
por meio de invasões sofridas e
outras tantas que levaram a efeito contra outros
povos mais desenvolvidos, tendo tido a inteligência de
absorver de todas essas
civilizações o que de melhor tinham
a oferecer, melhorando esses conhecimentos
e acrescentando novas descobertas,
chegando a se tornarem hegemônicos em
todo o Mediterrâneo, com a cultura chamada
de “Helênica” , a partir do
século IX a. C..
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A propósito, transcrevemos
pequeno resumo sobre as origens gregas,
por Carl B. Boyer :
“A atividade intelectual das
civilizações potâmicas
no Egito e Mesopotâmia tinha
perdido sua verve bem antes da era
cristã; mas quando a cultura
nos vales dos rios estava declinando,
e o bronze cedendo lugar ao ferro na
fabricação de armas,
vigorosas culturas novas estavam surgindo
ao longo de todo o litoral do Mediterrâneo.
Para indicar essa mudança nos
centros de civilização,
o intervalo entre aproximadamente 800
a.C. e 800 d.C. é às
vezes chamado Idade Talássica
(isto é, a “idade do mar”).
Não houve, é claro, uma
quebra brusca marcando a transição
da liderança intelectual dos
vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates
para a beira do Mediterrâneo,
pois o tempo e a história fluem
continuamente, e as condições
em variação são
associadas a causas antecedentes. Os
estudiosos egípcios e babilônicos
continuaram a produzir textos em papiro
e escrita |
cuneiforme
durante muitos séculos após
800 a.C; mas , enquanto isso , uma nova civilização
se preparava rapidamente para assumir a hegemonia
cultural, não só na região
mediterrânea mas, finalmente, também
nos principais vales fluviais. Para indicar
a fonte da nova inspiração,
a primeira parte da Idade Talássica é chamada
Era Helênica e conseqüentemente
as culturas mais antigas são ditas
pré-helênicas.
Os
gregos de hoje ainda se chamam helenos,
o nome usado por seus antigos antepassados, que se
estabeleceram ao longo das costas do
Mediterrâneo. A história grega pode
ser recuada até o segundo milênio
a.C. quando, como invasores iletrados
vindos do norte, abriram caminho até o
mar. Não trouxeram tradição
matemática ou literária consigo;
no entanto, tiveram desejo ansioso de aprender ,
e não demoraram a melhorar
o que lhes ensinaram. Por exemplo,
tomaram talvez dos fenícios,
um alfabeto existente, consistindo só de
consoantes, e lhe acrescentaram vogais. O
alfabeto parece ter-se originado entre os mundos
babilônio e egípcio, talvez na
região da Península do
Sinai, por um processo de redução
drástica do número de
símbolos cuneiformes ou hieráticos.
Esse alfabeto chegou às colônias – gregas,
romanas e cartaginesas - graças à atividade
dos mercadores. Supõe-se que alguns
rudimentos de cálculo viajaram pelas mesmas
rotas, mas as partes mais exóticas da
matemática sacerdotal podem
ter permanecido restritas a seus domínios
de origem. Logo porém,mercadores, negociantes
e estudiosos gregos se dirigiram aos centros de
cultura do Egito e Babilônia.
Ali entraram em contato com a matemática pré-helênica;
mas não estavam dispostos a
apenas receber antigas tradições,
e se apropriaram tão completamente
do assunto que logo ele tomou forma
drasticamente diferente.
Os primeiros Jogos Olímpicos se realizaram
em 776 a.C., e por esse tempo uma maravilhosa
literatura grega já tinha se
desenvolvido, evidenciada pelas obras
de Homero e Hesíodo. Da matemática
grega da época nada sabemos.
... Então durante o sexto
século a.C., apareceram dois homens,
Tales e Pitágoras, que tiveram
na matemática o papel de Homero
e Hesíodo na literatura.” (In História
da Matemática, trad. de Elza F. Gomide,
Ed. Edgard Blücher Ltda., 2ª.
ed., pp.30-31).
Com o desenvolvimento da matemática e
das artes plásticas, floresceu
a arquitetura. E muitos monumentos
foram erguidos em louvor aos deuses
helênicos – naquela região
do Peloponeso, onde surgiram cidades
separadas por montanhas e pelo
mar, com governos independentes, um
traço cultural que os unia
era a religião politeísta
centrada nos mesmos deuses,
sendo Zeus o Senhor dos Céus e o
Deus Supremo da Mitologia Grega.
E a ele foram erguidos muitos templos, monumentos
e estátuas, sendo a mais importante a
erguida no interior do seu templo
na Ilha de Olímpia , considerada uma
das Sete Maravilhas da Antiguidade.
Na cidade de Olímpia, na costa Oeste
da moderna Grécia, a 150 km de Atenas,
situava-se o magnífico Templo de Zeus
, em cujo interior ficava a sua maravilhosa
estátua.
O antigo calendário grego começa em 776 a. C., quando parece
ter havido as primeiras Olimpíadas de que se tem notícia , naquela
cidade. Sempre que eram celebrados os jogos olímpicos todas as guerras
eram suspensas e vinham atletas de todas as partes do mundo então conhecido.
Mas foi somente no ano aproximado de 450
a.C. que o arquiteto Libon construiu o magnífico
templo ao deus Zeus, naquela cidade. Mas
os gregos o acharam muito simples para aquele
que era o maior de todos e, por isso, imaginaram
orná-lo internamente com alguma coisa
espetacular. E chamaram o arquiteto ateniense
Fídias, o mais famoso da época,
especializado em arte sacra - pode-se compará-lo
, para a sua época, ao que foi Miguelangelo
para a arte sacra cristã, tal era
a sua genialidade. Depois de pronta a obra,
muitas cópias foram feitas, até mesmo
em outros países da Antiguidade ,
de boa qualidade, como se tem notícias
por relatos daquela época.
Réplica da Estátua
de Zeus
In : http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_de_Zeus
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Fídias
iniciou a construção
da estátua de Zeus, que foi sua obra-prima,
a 440 a. C.. Anos antes havia criado e
desenvolvido uma técnica de esculpir
estátuas em ouro e marfim,
que consistia em colocar lâminas de
metal e marfim para cobrir um
arcabouço de madeira vinda
diretamente das matas. Em Olímpia
ainda hoje existem ruínas do
Templo .
Medidas
: o historiador Strabo,
que esteve no Templo de Zeus e
viu a magnífica estátua, assim
escreveu :
“ ... embora o templo por si
mesmo seja muito grande, o escultor é criticado
por não ter atendido corretamente às
proporções. Ele mostra
Zeus sentado, mas com a cabeça quase
tocando o teto, de maneira que se tem a impressão
de que, se Zeus se movesse para levantar-se,
ele poderia destelhar o templo.”
A descrição de Strabo traduz a
sensação que o visitante sentia
, mas , ao que parece, dos inúmeros
testemunhos históricos, longe de
criticar o trabalho de Fídias
, eles apenas comentavam essa sensação de uma
maneira positiva : é que o
escultor fez o seu
trabalho dessa maneira para dar mesmo
essa impressão, entendendo,
assim, passar às pessoas
a grandeza de Zeus : provocar essa
impressão tinha justamente a
finalidade de demonstrar
que o deus ultrapassava
os limites físicos.
E, de acordo com descrição
de visitantes, a estátua convidava à oração e à comunhão com
o mundo religioso.
Poetas e escritores ficaram fascinados com
a idéia de que o deus poderia
se levantar e furar a cobertura do
templo - sobre isso teceram várias
narrativas e poesias. A base
da estátua tinha 6,5 m (20 pés)
de largura por 1 m (3 pés)
de altura.Seu corpo, na posição
sentada, tinha a altura de 13
m (40 pés), equivalente a um
moderno prédio de 4 andares.
Descrição : o conjunto
era tão alto que os visitantes descreviam
mais o trono do que propriamente o
corpo da escultura : as pernas
do trono, que era de cedro, eram decoradas
com figuras da Fênix e representações aladas
da deusa Vitória; deuses gregos
também adornavam a cena - Apolo, Ártemis
e os filhos de Níobe .
O grego Pausanias escreveu sobre a estátua
:
“ Na
sua cabeça está esculpida uma
coroa de ramos de oliveira. Na sua
mão direita, uma figura de Vitória,
feita de ouro e marfim... Na sua mão
esquerda, ele segura um cetro enlaçado
com toda espécie de metal, com uma águia
pousada sobre ele. Suas sandálias são
feitas de ouro, e também
o seu manto. Suas vestes estão incrustadas com
esculturas de animais e lírios.
O trono é decorado com ouro, pedras
preciosas, ébano e marfim.”
Também reis e legisladores do
mundo inteiro enviavam ocasionalmente
presentes que passavam a ornar a
estátua e o mais conhecido desses
presentes foi o enviado pelo rei sírio
Antiochus IV - uma grandiosa
cortina de lã adornada de tranças
e pinturas fenícias.
Foram feitas muitas cópias da
Estátua de Zeus, inclusive na
Líbia, em Cirene, as quais também
não resistiram ao tempo e a acidentes.
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Destino
:
: A construção
da estátua levou aproximadamente de oito
a 12 anos e nesse período muitas
guerras estavam sendo feitas entre
a Grécia e Esparta, pela hegemonia no
Peloponeso. Quando foi inaugurada ,
a cidade de Olímpia já estava
sob o domínio espartano, mas essas
questões de guerra não prejudicaram
em nada a sua realização e a
cultura helênica foi respeitada, tendo sido nesse
mesmo século V a.C., época
da edificação do templo
de Zeus, considerado o seu ponto áureo.
Olímpia foi objeto de muitos terremotos
, desabamentos e enchentes, a partir do
século V a.C., que danificaram o
Templo de Zeus.
O Imperador Calígula decidiu transportar a belíssima
estátua para Roma, porque Zeus
também era reverenciado em
Roma como o deus supremo
do Olimpo, com o nome de Júpiter, mas antes de
conseguir o seu intento seu governo
caiu.
Mais tarde, no século I a.C.,
temerosos da destruição
da Estátua, gregos abastados
se reuniram e fizeram o transporte
da mesma para um palácio na cidade
de Constantinopla , atual Istambul, na Turquia – assim ela não foi
afetada pelo incêndio do
Templo em 5 a.C., que o destruiu completamente.
No ano 462 de nossa era , durante o
incêndio de Constantinopla, a estátua
foi destruída completamente. A única
idéia que se tem da Estátua
de Zeus vem das moedas da cidade de Élis,
situada a noroeste do então
Peloponeso, a 35 milhas de Olímpia
(que administrava regras da Olimpíada,
apontando aqueles que seriam juízes
e moderadores dos jogos), e que se
supõe carregar a figura original da
Estátua.
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Ruínas do Templo de Zeus, em Olímpia
Fontes :
http://www.avanielmarinho.com.br/maravilhas4.htm
http://ce.eng.usf.edu/pharos/wonders/zeus.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_de_Zeus
Referências : The Seven Wonders
of the Ancient World (1988) edited by Peter
A. Clayton and Martin J. Price; The Seven
Wonders of the World (1995) by John and Elizabeth
Romer; Hellenic Age (1986) by J. J. Pollitt;
Greek Sculpture: The Classical Period (1985)
by John Boardman.Plinius: Natural History
(1938-) translated by H. Rackham et al. (Loeb
Classical Library); Vitruvius: The Ten Books
on Architecture (1960) translated by Morris
Morgan (Dover Books); Greek Anthology (IX:
The Declamatory Epigrams) (1917) translated
by W. R. Paton (Loeb Classical Library)
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