Informe-nos o seu e-mail:

 

English version
 

Culinária

 

Culinária:

Orientações nutricionais

Culinária Brasileira

Culinária Persa

 

Cookery:

Nutrional Guidance

Brazilian Cookery

Persian Cookery

 

Reservamos este espaço para a arte da gastronomia, aquela que se destina a proporcionar ao ser humano a satisfação ao sentido paladar e às suas necessidades energéticas.

Desde que o "homo sapiens" descobriu o fogo, aproveitou-o também para cozer seus alimentos. E à medida em que foi evoluindo, o seu espírito criativo desenvolveu-se para melhorar essa condição essencial à vida , que é repor as energias.

Quando ainda não havia sido descoberta a conservação dos alimentos em gelo, usava-se o sal para conservar certas espécies dos mesmos. Mas, assim, eles perdiam o sabor, mas dirfaçava-se a sua pouca qualidade. E as especiarias se tornaram essencias e caríssimas : é que o sabor e o odor delas suplantavam o sabor nada agradável de carnes mal conservadas há longo tempo. E de tal forma eram necessárias para faciliar a degustação do povo em geral, mesmo as pessoas mais requintadas,que muitas expedições foram lançadas ao mar, na Idade Média, à procura das mesmas: e por esse motivo se chegaram até a fazer as grandes descobertas dos novos Continentes do Planeta Terra, na busca do caminho mais fácil para a Índia, que sempre foi grande especialista no setor das especiarias.

Em nossos dias, com as facilidades de conservação de alimentos e dos meios para o seu cozimento, a gastronomia vem-se dedicando à qualidade daquilo que é ofertado ao organismo humano e também dos outros seres domesticados que participam do
cotidiano de nossas vidas.

Naturesa Morta De Giovane Santarelli Óleo sobre tela - 100x 150 cm
Óleo sobre tela, 50/60 cm De: Anézia Mateo Cardille

Culinária Persa


A seguir, as opiniões de dois renomados médicos brasileiros dedicados à melhoria das condições humanas de vida :


Professor Hélion Póvoa :

" Cuide de sua alimentação
Comer com qualidade é o ponto-chave de um tratamento ortomolecular e é inútil se deixar iludir.Nada será conquistado se os antioxidantes não forem acompanhados de uma boa alimentação, com restrições às gorduras e substâncias pró-oxidantes. Frutas, verduras, legumes e fibras devem estar sempre presentes no cardápio diário. Não há fórmula ou suplemento alimentar que funcione quando a dieta é pobre e equivocada, à base apenas do que é anunciado na televisão.
É inegável, no entanto, que o peixe é uma opção muito mais saudável. Principalmente os de água fria, como salmão, bacalhau ou atum, que são ricos em ômega 3, essencial para o cérebro. Importantíssimos também são os alimentos que contêm os flavonóides, como a uva, o vinho tinto, a cebola o chá verde e as frutas. Nunca é demais lembrar que o teor de vitaminas das frutas depende muito do tempo entre a colheita e o consumo.
Quanto ao chocolate, também rico em flavonóides, o melhor é comê-lo com moderação, para evitar os quilinhos a mais. E quanto ao chá verde, colocar essa bebida no lugar do cafezinho é uma idéia excelente : evita-se assim os inconvenientes da cafeína e ainda se adquire como hábito uma bebida reconhecidamente antioxidante e anticancerígena." ( In "A Chave da Longevidade", de Hélion Póvoa, Editora Objetiva Ltda., 2000, págs. 261/262).



Professor João Curvo :

" OS ODORES E OS SABORES

Os odores correspondem a uma expressão celestial dos alimentos. Os sabores se referem à sua expressão terrena. Os odores são mais sutis, sublimes, nos atraem ou repelem. De forma geral, devemos nos afastar do que nos dá repulsa, exceto se indicado de forma terapêutica.
Muitos remédios cheiram mal, são amargos, mas fazem bem. Procure exercitar o olfato percebendo as sutilezas dos odores das comidas. Além de ser pré-requisito para uma digestão melhor - pois os odores aguçam o paladar e nos ajudam a secretar enzimas digestivas para melhor processar os alimentos - , a percepção do cheiro da comida permite identificar se todos os alimentos estão realmente saudáveis. Através dos odores, o alimentos também direcionam energias, estimulando órgãos e determinadas funções do corpo.
Perceber os odores e sabores dos alimentos é ponto de partida para se vivenciar a alimentação energética.
Quando desequilibrados, podemos nos fartar sem sentir o gosto da comida.
Os fumantes sabem os males que o fumo traz, assim como os que comem de forma errada sabem onde estão errando. Com o grau de informação e de interesse despertado pelo tema nutrição, sobretudo a partir dos anos 70, hoje são poucos os que comem errado por ignorância. Seja você magro ou gordo, não tenha pressa em começar a programação indicada para seu equilíbrio. Só comece quando houver o "clique" que nos permite priorizar mudanças com menos sofrimento, já que nos livrar de hábitos arraigados é doloroso, mesmo que se saiba que determinados apegos nos fazem mal. Por enquanto, tente perceber mais as sutilezas do que você come, do que lhe faz bem e do que lhe cai mal." ( In A Dieta do Yin e do Yang para gordos, magros e instáveis, de João Curvo, Ed. Rocco, Rio de Janeiro, 2001, págs.15/16)



 

IEJUSA

Espaço Cultural IEJU-SA

©2009 - IEJU-SA