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Tapetes Arraiolos

VILA DE ARRAIOLOS - EMBLEMAS E TRADIÇÕES

Bandeira

Brasão

 

 

Fotos e Ilustrações: http://www.freewebs.com/califa/PT_Int.htm

 

A meia distância de Lisboa e Badajós se localiza a vila alentejana de Arraiolos, fundada no século II A.C.. Atualmente é muito conhecida pela produção de belos tapetes que levam o seu nome, dos quais inúmeros fazem parte de museus e enfeitam residências e palácios de todo o mundo .

 

Depois da expulsão dos árabes da península Ibérica ainda ficaram ali residindo inúmeras famílias que haviam se radicado naquele local durante os longos anos em que se constituiu o domínio oriental, notadamente na região de Mouraria, atual Lisboa. Em fins do século XIV o Rei Dom Manuel I editou um mandado de expulsão dessas famílias mouriscas do território de Portugal.

 

Em sua caminhada para o exílio no Norte da África e Sul da Espanha, muitas dessas famílias retirantes passaram pela região de Arraiolos e tiveram uma ótima acolhida pela população local e por isso ali se estabeleceram, disfarçando-se de cristãos novos, com o apoio de todos, e exerceram suas atividades de tapeceiros, tradição transmitida de geração em geração entre os árabes, e nisso encontraram grande afinidade com as bordadeiras locais, já então com a sua exímia arte conhecida em toda a Península Ibérica.

 

Com o passar do tempo houve um grande intercâmbio entre tapeceiros e bordadeiras, até que se criou uma especial tapeçaria naquele local, juntando as técnicas árabes de pontuação em tapetes e as técnicas arraiolas de bordados sobre fazendas : dos árabes veio o uso da lã grossa de ovelhas sobre uma base de algodão ou lã, com a habilidade de trançar e, das bordadeiras, a habilidade no uso da agulha , cujo tamanho aumentou consideravelmente para o trespasse do fio bem grosso, e , de ambos, a arte e a técnica elaboradas através de vários séculos, o bom gosto na escolha das cores , dos matizes e dos desenhos. Inicialmente faziam-se os desenhos sobre cortes de fazendas de algodão, estopa ou qualquer outro tecido forte, que aos poucos evoluiu para telas de algodão , com orifícios maiores ou menores conforme a textura da linha a ser utilizada. Não se usa tear para a execução desses tapetes, ao contrário do que ocorre com os tapetes persas.

 

Enquanto os tapetes orientais e os tapetes espanhóis são manufaturados pelo processo de nozinhos com lã fina presos em volta dos fios longitudinais da trama, a técnica de fabricação dos tapetes de Arraiolos é uma forma do bordado a fios contados. Utilizando fios de lã grossos enfiados numa agulha, os pontos do tapete de Arraiolos de tipo cruzado oblíquo , também conhecidos como do tipo de ponto de trança eslavo , são bordados através dos pequenos orifícios de uma tela (linho,estopa, junta) já cortada com as dimensões desejadas, de modo a cobri-la por completo.

 

Os documentos mais antigos que se referem ao fabrico desse tipo de tapeçaria, conhecido como TAPETES ARRAIOLOS , datam de fins do século XVI, mas acredita-se que tenha surgido bem antes, pois na Catedral de Astorga existe um bordado do século XII, com o ponto bem parecido com o utilizado atualmente.

 

O ponto arraiolo foi conhecido em outros países, para onde foi levado pelos mouros e adquiriu características locais : " ponto de cruz oblíquo " , " ponto de cruz curto e rompido" , ou " ponto de trança eslavo ". Sabe-se que alguns povos eslavos praticaram esse ponto, bem como os hispano-árabes , entre estes últimos se encontrando bem incrustada a inspiração bizantina.

 

Os primeiros desenhos teriam sido influenciados por inspirações hispano-mouriscas e, depois, por ornatos renascentistas. Com a chegada a Portugal dos bordados e bordadeiras indianas, houve a influência hoje conhecida como Indo-Portuguesa. Depois veio a influência Persa, a mais importante de todas. O desenho brotado espontânea e instintivamente é classificado como popular e uma elaboração maior de simetria, policromia, nuances, motivos, tamanho dos furos da tela, etc., o classifica como erudito. São usados para ornar paredes ou pisos. De Portugal o ponto arraiolo veio para o Brasil, fixando-se núcleos de tapeceiros, notadamente no Estado de Minas Gerais , cuja produção é exportada para o mundo todo, desde os desenhos e cores tradicionais, às adaptações para a realidade tropical, com a inclusão de animais, plantas e a exuberância da claridade solar que mescla as paisagens brasileiras.

 

Hoje os desenhos se fazem sobre a tela, preenchidos com as cores que serão utilizadas com a lã dos pontos da tapeçaria, com estilos os mais diversos, infantis e adultos, desde geométricos, até os mais detalhistas florais, imitando a natureza ou estilizados como os persas. Sua cotação no mercado comercial é muito boa , embora não cheguem a alcançar o preço das melhores marcas dos tapetes persas.

A - ERUDITO TROPICAL :
Da coleção do ATELIER Vera Petrópolis Ltda.,Rua Nicarágua 80, Petrópolis – RJ

 

B - POPULARES

(INFANTIL)

(ADULTO)

935.003 - 55x70 cm

Motivo Infantil

935.005 - 50x70 cm

Crepúsculo à beira-mar

 

 

C – ERUDITO INSPIRAÇÃO PERSA

Todas essas telas são da coleção do ATELIER Vera Petrópolis Ltda., Rua Nicarágua 80, Petrópolis, RJ

 

D - TAPETES ARRAIOLOS EM RESIDÊnCIA BRASILEIRA :

 

Nota : As fotografias foram feitas em perspectiva, por isso os quadros e tapete parecem não alinhados

 

1 - Quadro sobre parede intitulado " A JOVEM E A CARTA "

 

Classificação : Erudito

 

Inspiração : da época do Romantismo

Medidas : 70 cm x 50 cm

Ponto : Variação do ponto arraiolo, conhecida como "meio ponto"

Material : Tela de algodão de orifícios pequenos, lã fina

Local de confecção : Rio de Janeiro - RJ

Fotografado pela equipe do IEJU-SA, com autorização da proprietária

 

2 - Detalhe de quadro sobre parede intitulado "SUPER-NOVA"

Classificação : Erudito

 

Inspiração : Moderna

Medidas : 70 cm x 50 cm

Ponto : variação do arraiolo, criado pela tapeceira, intitulado "arraiolo trançado"

Material : Tela de algodão de orifícios médios, lã grossa.

Desenho : de autoria da tapeceira

Local de confecção : Rio de Janeiro - RJ

Fotografado pela equipe do IEJU-SA, com autorização da proprietária

 

 

3 - Tapete sobre piso, sem franjas , intitulado "MEDALHÃO FLORAL"

 

Classificação : Erudito

Inspiração : Persa

Medidas : 66 cm x 91 cm

Ponto : arraiolo original

Material : tela de algodão orifício médio, lã grossa.

Local de confecção : Rio de Janeiro - RJ

Fotografado pela equipe do IEJU-SA, com autorização da proprietária

 

 

TAPETES DE AUTORIA DE TAPECEIROS PORTUGUESES

 

ERUDITOS

 

1 - Tapete para piso - célebre estilo "Águia Bicéfala"

 

Inspiração : Persa

Medidas : 2,00 m x 3,00 m

Procedência : Arraioilos, Portugal

Proprietária : "Casa dos Tapetes de Arraiolos "

"site" http://www.casatapetesarraiolos.com/sp/indexsp.htm

 

 

3 - Tapete para piso - célebre estilo "Brilliant Flowers"

 

Classificação : Erudito

Inspiração : Mourisca

Medidas : 1,70 m x 2,40 m

Procedência : Arraiolos, Portugal

Proprietária : "Casa dos Tapetes de Arraiolos "

"site" http://www.casatapetesarraiolos.com/sp/indexsp.htm

 

 

 

3 - Tapete para piso - célebre estilo "Madre de Deus"

 

Classificação : Erudito

Inspiração : Persa

Medidas : 2,00 m x 3,00 m

Procedência : Arraiolos, Portugal

Proprietária : "Casa dos Tapetes de Arraiolos "

"site" http://www.casatapetesarraiolos.com/sp/indexsp.htm

 

 

Veja mais :

http://www.arraiolos.com.br

http://www.com-arraiolos.pt/tapetes_arraiolos/apontamento_historico.htm-60k-

http://www..tratosculturais.com.br

 

 

APRENDA OS PRIMEIROS PASSOS DOS ARRAIOLOS

 

Veja, a seguir, nas três páginas amarelas abaixo, como se faz o ponto arraiolo. Se você sentir facilidade, procure fazer um curso - em grandes armarinhos ou casa de venda de fios de lã há geralmente a disponibilidade de professores e , em um mês, no máximo , o aluno estará apto a bordar sozinho um tapete. A técnica e a beleza das tramas serão dadas pelo bom gosto do artesão e pelo dom - sim, como toda arte, esta também possui os seus grandes gênios, cujas obras são disputadas e têm extraordinária cotação no mercado comercial. Tapetes arraiolos e de alguns pontos variantes de grandes mestres brasileiros ornam palácios e mansões no Brasil e no Exterior. Alguns fazem os seus próprios desenhos, que ficam incorporados na sua obra e são protegidos por direitos autorais. Você também poderá criar o seu próprio desenho, assim, como, por exemplo, o rosto de uma pessoa querida, ou o seu animal de estimação.

Como a pintura, a tapeçaria é um excelente meio de combater o estresse de nossos dias e de comunicar o ser humano com as mais profundas teias de sensibilidade de seu ser. E , no caso dos arraiolos , o contato com toda a trama e a tela é muito íntimo e aconchegante, pois não há um instrumento a separá-los de você, dada a desnecessidade do uso de um tear. Para tecê-los, precisa-se apenas de nossas mãos, de nossa vontade, de alguns novelos de lã, de uma agulha, de uma tesourinha de costura e de uma tela.E então a pessoa estará comunicando aos seus semelhantes toda a beleza do seu coração.

 

Venha, vamos começar, não desanime com os primeiros exemplares, que talvez saiam tortos e com os pontos muito apertados ou frouxos, guarde-os, não os mostre a ninguém, exceto ao professor, que fará as críticas necessárias e dará as melhores orientações para o seu aprimoramento.Treine bastante, em uma tela à parte, a laçada e o puxar da linha,sem força, com suavidade e continuidade .A uniformidade na repetição dessa técnica é que dá beleza ao conjunto e mostra a habilidade do tecelão.Capriche na escolha dos desenhos e no executar da obra , e , só então, escolhendo os tapetes mais bem feitos, decore a sua casa e presenteie seus amigos com eles. E, quem sabe, talvez você se revele um grande mestre e inicie uma nova e gratificante profissão !

 


 


 

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