Informe-nos o seu e-mail:

 

English version
 

Protocolo de Kyoto

               A COP - 3, no dia 11 de dezembro de 1997, em Kyoto (Japão), dá continuidade às negociações da conferência anterior e culmina com a adoção do Protocolo de Kyoto, estabelecendo metas de redução de gases de efeito estufa para os principais países emissores, chamados países do “Anexo I”. Para entrar em vigor, o Protocolo de Kyoto precisa ser ratificado por pelo menos 50 Estados Partes da Convenção, incluindo os países do” Anexo I” que, em 1990, contabilizaram pelo menos 55% das emissões totais de CO2. O Protocolo também traz a opção dos países do “Anexo I” compensarem suas emissões através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), considerando como medida de redução projetos sócio-ambientais sustentáveis, implementados nos países em desenvolvimento.


               Em 16 de março de 1998 foi aberto a assinaturas. Em 15 de março de 1999 foi ratificado. Entrou oficialmente em vigor a 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou, em novembro de 2004.


               As negociações do Protocolo de Kyoto se concluem, assim, com a adoção de metas legalmente obrigatórias da emissão de gás estufa para todos os países industrializados . O Protocolo incluiu também provisões para a emissão que gás comercial entre países industrializados. O efeito nominal total do protocolo de Kyoto é uma redução de 5.2% até 2010 , tomando-se em consideração os níveis de 1990. Entretanto o acordo tem muitas brechas e poderia conduzir a emissões acima dos níveis 1990 ( Link Seção 1 do Greenpeace Analysis of the Kyoto Protocol) . Sob o Protocolo Japão deve reduzir por volta de 6%, os EUA por volta de 7%, e, a União Européia ,por volta de 8%. Outros países têm permissão de estabilizar-se (Nova Zelândia, Rússia, Ucrânia), ou aumentar suas emissões (Noruega 1% e Austrália 8%). (Link Tabela 4 do Greenpeace Analysis of the Kyoto Protocol).

               O Protocolo de Kyoto foi aberto à assinatura em 16 de março de 1998, em Nova Iorque.

A Casa Rosada, sede do Executivo, em Buenos Aires - Argentina

 

               Novembro 1998, Buenos Aires, Argentina: a COP - 4 acontece em Buenos Aires, direcionando os trabalhos para implementar e ratificar o Protocolo de Kyoto. Nesta reunião foram objeto de negociação os tópicos-chave deixados não resolvidos nas negociações do Protocolo de Kyoto, incluindo os Mecanismos Limpos de Desenvolvimento , emissões comerciais e transferência de tecnologia.

 

Metrô de Bonn - Alemanha

 

               Dezembro de 1999 – Bonn, Alemanha: De 22 de outubro a 5 de novembro é realizada a COP – 5, em Bonn (Alemanha), dando continuidade aos trabalhos iniciados em Buenos Aires.

 

Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda

 

               Novembro de 2000, Haia, Holanda : Realizou-se a COP - 6, de 13 a 24 de novembro, em Haia (Países Baixos). As , as negociações são suspensas pela falta de acordo entre a União Européia e os Estados Unidos em relação aos sumidouros e às atividades de mudança do uso da terra. No Brasil, um Decreto Presidencial cria o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Universidade de Epidemiologia em Bonn,Alemanha

 

               Junho de 2001 – Bonn, Alemanha: - As discussões são retomadas na COP - 6 ½, em 27 de junho, em Bonn (Alemanha), já sem contar com os Estados Unidos, que se retiram sob a alegação de que os custos para a redução de emissões seriam muito elevados para a economia norte-americana. Os Estados Unidos contestam também a ausência de metas de redução para os países do Sul, em especial a China, Índia e o Brasil. Vale lembrar que os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa conforme os registros de 1990 utilizados como parâmetro.

 

               Julho de 2001- Bonn, Alemanha: O Protocolo de Kyoto foi referendado em Bonn, Alemanha, quando abrandou o cumprimento das metas previstas anteriormente, através da criação dos "sumidouros de carbono". Segundo essa proposta, os países que tivessem grandes áreas florestadas, que absorvem naturalmente o CO2, poderiam usar essas florestas como crédito em troca do controle de suas emissões. Devido à necessidade de manter sua produção industrial, os países desenvolvidos, os maiores emissores de CO2 e de outros poluentes, poderiam transferir parte de suas indústrias mais poluentes para países onde o nível de emissão é baixo ou investir nesses países, como parte de negociação.

 

Vista de Marrakesh, em Marrocos

 

               Outubro de 2001, Marrakesh, Marrocos: Entre 29 de outubro e 10 de novembro acontece a COP- 7.

 

Vista do centro de Johannesburg, na África do Sul

 

               Setembro de 2002 – Johannesburg, África do Sul: A Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10) acontece entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, em Johannesburg, África do Sul. As negociações internacionais não têm grandes avanços. Mas ali se inicia a discussão sobre o estabelecimento de metas de uso de fontes renováveis na matriz energética dos países.

 

O Templo de Ouro, em Nova Deli, na Índia

 

               Outubro de 2002 – Nova Deli, Índia: Entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro acontece a COP - 8, em Nova Deli, na Índia.

Vista noturna de Moscou, na Rússia

 

               Setembro de 2003 – Moscou , na Rússia: A conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas ,realizada em Moscou entre 29 de setembro e 3 de outubro, teve como objetivo a ratificação do Protocolo de Kyoto pela Rússia. Diante da insegurança econômica dos russos, o Presidente Vladimir Putin não ratificou o Protocolo e adiou sua decisão para o segundo semestre de 2004. O governo russo também reforçou as incertezas científicas sobre a existência do aquecimento global, seguindo o discurso do governo americano, o que é inconcebível já que muitos estudos científicos concordam que o aquecimento global está em curso e que se dá por razões atinentes a atividades humanas . Em novembro de 2004 a Rússia ratificou o Protocolo de Kyoto .

 

 

               Fevereiro de 2005 : Entrou oficialmente em vigor, no dia 16 de fevereiro de 2005, o Protocolo de Kyoto.

 

 

               1ª. Avaliação de Resultados: Prevista para 2008.

 

Veja também:

www.projeto-biologico.arizona.edu/.../09t2.gif
www.urbanext.uiuc.edu/gpe_sp/images_rev/air.gif
www.cricyt.edu.ar/.../images/dioxcarb.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_carbono
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
http://noticias.pluc.com.br/showarticle.php?articleID=992
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_100.asp
www.juntadeandalucia.es/.../ver/09/fotosin.gif
www.somosamigosdelatierra.org/00_imagenes/inv...
www.corpohumano.hpg.ig.com.br/.../i_pulmones.jpg


 

IEJUSA

Espaço Cultural IEJU-SA

©2009 - IEJU-SA