Informe-nos o seu e-mail:

 

English version
 

Grandes Nomes

Não pretendo fazer uma análise sobre as grandes personalidades escolhidas para serem homenageadas ao início dos nossos trabalhos no FORUM MUNDIAL IEJUSA .

 

É apenas uma humilde homenagem em que expresso gratidão a Eles, por terem existido em nosso Planeta, procurando trazer-nos elevação espiritual e abertura de nossas mentes e nossos corações para verdades não passíveis de auto compreensão por seres tão inferiores como nós.

 

Ao contemplar a grandeza e a elevação do ensinamento de cada um Deles e por saber que todos foram seres humanos é que podemos esperar haver Paz e Alegria em nossa querida Terra : todos Eles representam o ideal de perfeição humana que um dia desejamos alcançar. E a só constatação de que Eles foram formados da mesma matéria que a nossa, viveram como nós, é que nos permite esperar, um dia, transcender as nossas limitações e alçar vôo elevado em busca da Fraternidade Universal.

Sem referir-me às magníficas Religiões que se formaram a partir dos Seus ensinamentos , às quais presto minha reverência, comentarei apenas o perfil humano de cada um Deles.

 

 

ARJUNA : Grande herói , príncipe guerreiro que um dia, em pleno campo de batalha, foi colocado em um conflito de consciência. Toda a narrativa do drama interior vem em forma de poema épico. Essa delicada abordagem literária foi a escolhida para expor toda a fragilidade humana e o esforço do personagem para transcendê-la. É a doutrina do "auto conhecimento".

 

 

BUDA : Príncipe indiano que, ao descobrir a existência do sofrimento, sentiu-o e entendeu-o como empecilho do desenvolvimento humano. E mergulhou em uma viagem para o seu interior, à procura de um caminho para dominá-lo. E , encontrando-o, desejou compartilhar sua descoberta com os seus semelhantes, para ajudá-los a alcançar o não sofrimento e a sua evolução, a partir daí. E o chamou de "caminho do meio" para transcender as fraquezas humanas, fontes de todos os sofrimentos.

 

 

JESUS : " Não há maior amor do que dar a vida pelo seu irmão". Ele pregou a doutrina do "amor fraternal" . Foi a personificação do Amor Universal, transcendental , que nos ofertou, morrendo por nós. O maior enigma com o qual se depara quem tenha conhecimento de sua história é: onde estavam aquelas cinco mil pessoas que ouviram o seu célebre "Sermão da Montanha", no momento de sua condenação? Acaso não passou ele por elas no momento de sua caminhada para o local do seu martírio? Acaso não escutaram elas o chamado para a escolha de quem seria libertado naquela Páscoa, ou será que também escolheram Barrabás porque não queriam o Amor? Por que elas se esconderam? Será que ainda continuam se escondendo até hoje? Se aquelas cinco mil pessoas que alimentaram suas almas e espíritos ao sopé daquele monte, sob as maravilhas das palavras do Pregador, tivessem saído de suas casas, tivessem ido ao pátio dos julgamentos e tivessem gritado o nome de Jesus, certamente o coro de suas vozes teria modificado o veredicto final e muita dor e muito sofrimento teriam sido evitados até os nossos dias. Erraram, pois, por omissão. E tiveram oportunidade de acertar : o próprio César, na pessoa de Pôncio Pilatos,

permitiu ao povo decidir, dando-lhe oportunidade de traçar os seus rumos, mas ele não estava preparado para isso. E será que, atualmente, estará?

 

 

MAOMÉ : sua força interior extraordinária conseguiu unir todo o seu povo, que antes Dele vivia no deserto em grupos nômades. Levou-lhes a palavra de Deus , ouvida durante suas viagens pelas terras dos hebreus. Transcendeu a sua condição humana e tornou-se "O Profeta de Deus" . De um simples mercador , por seus próprios méritos espirituais , conseguiu o que parecia impossível : uniu os árabes em torno de uma única divindade e, conseguindo essa união, obteve a outra, a nacional.E nas terras árabes, enquanto viveu, judeus e cristãos eram acolhidos com carinho, tudo em nome do Único Deus , que chamou de Alah. Foram anos de paz e prosperidade para todos, onde o desenvolvimento espiritual se fez fecundar no Oriente e, de lá, pôde se distribuir pelo Ocidente.

 

 

MOISÉS : também um nobre, recebendo o chamado de seu povo, abandonou todo o poder terreno e dedicou-se a uma tarefa que parecia impossível: transcendendo sua condição humana , encontrou no seu interior força extraordinária para reunir toda a Israel escravizada, libertá-la e conduzi-la à "Terra Prometida".

 

Foram seres extraordinários. Todos de um altruísmo em nível tão elevado que nem mesmo pode ser entendido por muitas pessoas. Estas, por não terem capacidade desse entendimento, interpretam as Suas palavras dentro das limitações dos seus espíritos imperfeitos e as utilizam para justificar as suas fraquezas.E, justificando-as, fortalecem-nas e, por isso mesmo , não percebem que não estão vivendo aqueles ensinamentos, todos eles voltados justamente para erradicá-las .

 

Há pessoas, nos dias de hoje, que se reúnem em filas de Bancos, de Super-Mercados, de Shoppings, em festas sociais e reuniões de trabalho e ali ficam reclamando em voz alta, que "ninguém faz nada". E, depois, voltando para casa, lá se trancam e esquecem o que disseram e também nada fazem . E no dia seguinte recomeçam as suas reclamações. Não estarão elas repetindo o mesmo erro daquelas cinco mil do monte do episódio "Sermão da Montanha" ?

 

Há outros que entendem ser o autoconhecimento uma maneira de prestar atenção somente a si mesmas , e engrandecem sua imagem perante si e se esquecem de que o autoconhecimento se destina justamente para bem se relacionar com os seus semelhantes e lhes fazer o bem. E o egoísmo impera, o Ego suplantando o Eu Superior.

 

Outros tantos interpretam que deve haver uma guerra , que chamam de santa, para que impere somente o seu pensamento, esquecidos de que os seus Mestres, ao início de tudo, pregaram a paz entre todas as religiões e a sua guerra era contra a ignorância e a desunião.


Quanta facilidade existe em fechar-se ao amor e abrir-se ao ódio !
Não se deixe dominar pelo rancor. Procure, antes de tomar uma atitude rude, interpretar as Palavras desses Grandes Homens no sentido em que Eles as colocaram : o de fazer o bem ao seu semelhante ! E você, ao fazer o bem ao seu próximo, estará fazendo um enorme bem a si mesmo e a todos os seus descendentes, ajudando a criar um Mundo Melhor !
Deixo aqui, ao final, um pedido para meditação sobre esse tema.Talvez, todos juntos, possamos, algum dia, chegar ao entendimento de que os seres humanos necessitam, para evoluir como espécie, diante da realidade universal, de harmonia e cooperação.

 


 

IEJUSA

Espaço Cultural IEJU-SA

©2009 - IEJU-SA